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Aposentados já podem conferir resposta de entidades sobre descontos no benefício diretamente nos Correios
junho 17, 2025
Serviço presencial permite consultar justificativas de sindicatos e associações sobre mensalidades contestadas junto ao INSS


© Shutterstock

Porto Velho, RO - A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas do INSS que contestaram a cobrança de mensalidades associativas em seus benefícios já podem consultar presencialmente, nas agências dos Correios, as respostas enviadas por sindicatos e associações envolvidas nos descontos.

Essa alternativa é voltada aos segurados do Regime Geral da Previdência Social que preferem ou não conseguem acessar as informações pelo aplicativo Meu INSS, onde os documentos começaram a ser disponibilizados desde o dia 9.

Nas agências habilitadas dos Correios, além de conferir o resultado das contestações, os beneficiários podem verificar se houve desconto indevido, apresentar novas contestações, analisar a documentação enviada pelas entidades e receber orientações sobre os próximos passos por meio de um protocolo de atendimento.

As associações e sindicatos têm até 15 dias úteis para apresentar suas justificativas ao Instituto Nacional do Seguro Social. Se a entidade não comprovar que houve autorização do aposentado ou pensionista para o desconto, o INSS poderá cobrar a devolução dos valores pagos indevidamente, sem necessidade de nova ação por parte do reclamante — bastando apenas acompanhar o processo pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Por outro lado, caso a entidade responda ao INSS alegando ter respaldo documental ou judicial para a cobrança, o beneficiário deve se manifestar no prazo máximo de 30 dias a partir do recebimento da resposta, concordando ou não com os argumentos apresentados. Essa manifestação pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto nas agências dos Correios.

A lista de agências autorizadas para o atendimento está disponível nos sites dos Correios e do INSS. Também é possível obter informações pelo número 135. Vale lembrar que, por telefone, não é possível visualizar os documentos das entidades — o acesso completo só é possível pelo aplicativo ou de forma presencial.

O objetivo da ação é garantir maior transparência e facilitar o direito de defesa dos segurados, ampliando o acesso às informações sobre os descontos realizados nos benefícios previdenciários.

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